Top
  >  Fica a Dica   >  Américas   >  América do Sul   >  Que tal uma experiência completa com o café na Colômbia?

Se você é um amante do café ou adora uma experiência diferenciada com cultura e natureza, não pode deixar de fazer esse passeio!

 

La Casa Grande está a 30/40min de Medellín oferece uma rica experiência sobre a história, a vivência com plantio, colheita até a secagem, mais um almoço delicioso típico de fazenda e aromatização do café para aprender qual seu tipo favorito.

 

Posso dizer que minha vida e gosto pelo café mudou após essa experiência e a sua também pode mudar!

 

Como funciona:

 

Ao contratar o tour, você garantirá seu transfer oferecido pela fazenda.  O ponto de encontro é no bairro El Poblado (uma das melhores localizações para se hospedar em Medellín).

 

O trajeto é bastante interessante com muitas subidas e descidas, passando pelo bairro onde Pablo Escobar viveu.  Há muita pobreza e situação de risco das casas por onde passamos, além da precariedade das ruas.

 

Após uma ladeira bem grande, chegamos a fazenda:  uma entrada arborizada, logo avistamos uma casa linda e antiga.  Ao chegarmos vemos o lago com algumas vitórias-regia, e uma mesa de madeira e bancos para nos acomodarmos.  É nos oferecido um cafezinho para entrarmos no clima e uma excelente “guia” nos explica toda a origem do café e inicia a interação com o grupo.

 

Entre apresentações com nome e origem de cada pessoa (no meu grupo havia aproximadamente 15 pessoas), também somos questionados sobre o café, sobre sua origem, qual nosso tipo favorito, o que o café significa para cada um.  Recebemos em seguida explicações sobre o processo completo até chegar no cafezinho que tomamos diariamente, foi uma dinâmica muito divertida e interessante!

 

Próximo passo: vestimos a roupa, o chapéu e ganhamos uma cesta com uma água (fazia calor e estava muito abafado o tempo).

 

Aprendemos sobre as etapas:

– Plantamos e demos nomes as nossas sementes,

– A colheita – entendemos qual o tipo de grão devemos colher, sua cor, tamanho – quando feito manual, o carinho e a atenção é muito maior e o café fica mais especial,

– Aprendemos a separar a casca da semente,

– Vimos o processo de secagem e o armazenamento na estufa até a secagem.

 

Foi muito interessante experienciar esse processo e entender como o café é feito até a etapa final.  A fazenda é única e possui uma linda vista!

 

Eles não produzem café em larga escala, mas sim pequenas produções.  As colheitas são feitas  manualmente com muita atenção e carinho para fazer o melhor café.

 

Após essa experiência, chegou a hora do almoço (incluso no passeio)!  Sabe aquela comida caseira de fazenda, leve e saudável?  Foi exatamente essa que provamos.

 

Uma salada leve, carne, um vinagrete delicioso, suco de frutas vermelhas natural.  Hummmm….

 

Após o almoço, entramos em um local como se fosse uma “sala de aula”, onde aprendemos como fazer o café, recebemos muitas explicações, inclusive sobre aromatização e provamos alguns tipos para descobrirmos o melhor café para nosso paladar.  Também pudemos entender qual o melhor café em qualidade.

 

Uma dica é:  sente nos bancos da frente, além de prestar mais atenção, poderá acompanhar o processo todo de perto.

 

Percebi que anteriormente meu paladar estava acostumado com um café de baixa qualidade, agora que provei dos melhores, sinto que poderei escolher mais apuradamente.

 

Este post é para te seduzir a ir a esta linda experiência e aprender o que aprendi, pois se te contasse todo os segredos, sua ida até lá não seria tão rica quanto a minha!

 

Lá eles vendem o café produzido na La Casa Grande.  Pensa que delícia retornar de viagem com um cafezinho colombiano!

 

Para fazer esse tour é só entrar em contato com La Casa Grande através do site:  https://www.lacasagrandecoffeehacienda.com/reservations ou whatsapp: +57 3022224563

O instagram deles é o: @lacasagrandecoffeehacienda .

 

Compartilhe este post com seus amigos:

Claudia Guidetti é produtora de conteúdo e idealizadora do projeto Minha Viagem que visa mostrar às pessoas que todos podem sim viajar, independente do tipo de viagem. Sua motivação é mostrar o lugar visitado às pessoas da forma mais real possível onde a audiência recebe na prática dicas de como se locomover, hospedagens, restaurantes e pontos turísticos. Quanto mais diferente melhor!