Como conhecer mais de um lugar na mesma viagem gastando menos?

Como conhecer mais de um lugar na mesma viagem gastando menos?

Viagem de Navio é a solução!

Viagem de Navio Dicas Especiais e Importantes:  quando pensamos em viagem de navio, logo temos a seguinte ideia de ser caro e impossível de fazê-lo.

Acredito que após ler este artigo e saber como é viajar de navio, sua vontade aumentará e quem sabe, logo você me escreverá dizendo que irá curtir suas férias navegando!

Eu já viajei em navio mais 10 vezes, pelas empresas Royal Caribbean, Norwegian, Costa e MSC – pelo Brasil, Caribe, Havaí e Europa.  Acredito que já passei por quase todos os estilos então tenho muito a colaborar!!!

Qual época escolher?

No Brasil, os navios começam a chegar em novembro e vão embora em abril de cada ano aproveitando o verão.

O embarque pode ser feito nos portos de Santos, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Itajaí.

Os maiores preços são nos meses de dezembro, janeiro e qualquer feriado.

Os melhores valores estão no inicio da temporada novembro, inicio de dezembro e final da temporada, março e abril (exceto feriados).

Já fora do Brasil, os navios estão disponíveis geralmente no verão, embora já tenha visto sair navio de New York na primavera.  É sempre importante consultar a época no local por onde gostaria de navegar.

Quantos dias tem o roteiro do Cruzeiro?

Há viagens de 2 até muitos dias em um transatlântico, quando o navio vai do Brasil até a Europa para começar a temporada por lá.

No Brasil, o número de noites máximo é em torno de 17 noites para roteiros maiores que passeiam pela América Latina.

O que está incluso no preço do navio?

Em geral, os valores básicos do navio, inclui todas as refeições sendo em restaurantes self service ou a la carte, algumas bebidas como água e suco, acesso a quase todas as áreas do navio, shows, brincadeiras, jogos, festas, piscinas, salão de jogos, academia, além da acomodação.

A maioria dos navios te oferecem um pacote de bebidas, que no caso, se você consome muito refrigerante, bebidas alcoólicas, no final das contas compensa comprar.

Alguns navios possuem restaurantes temáticos que devem ser reservados e eles podem ou não ser cobrados a parte, depende da empresa do navio.

Não funciona internet em alto mar, porém, o navio também oferece um pacote específico para que fique conectado o tempo todo.

O SPA, salão de beleza e restaurantes típicos são pagos a parte.

Para as pessoas que preferem áreas mais exclusivas, as empresas dos navios possuem uma área VIP onde a cabine, a piscina, os restaurantes são separados e também há o serviço de SPA.

O entretenimento está incluso na viagem!  Procure saber antes da viagem se precisa levar algum tipo de roupa específico, alguns navios tem Festa do Branco (onde todos se vestem de branco), Fantasia, Noite do Capitão (roupas esporte fino no mínimo), é legal participar, mas não é obrigatório.  Se não se sentir bem em usar estas roupas ou comparecer ao restaurante sem o traje, sempre há o self service para ir.

Também há competições como jogo de casais, desfiles, barrigada na piscina, além de apresentações no teatro, cantores pelo navio, aulas de dança, enfim, uma infinidade de atividades!

Quais os tipos de cabines (quartos) existentes no navio?

Basicamente são 4 estilos, em ordem da mais barata para a mais cara:

Cabine interna: confortável para 1 ou 2 pessoas, porém é possível colocar até 4 pessoas na mesma cabine.  Como?  Acima das duas camas principais (ou cama de casal), é possível puxar duas outras camas que ficam acima destas.

O espaço para malas fica muito menor quando está em sua capacidade máxima.  A cabine possui um banheiro, uma penteadeira, cadeira e, às vezes, uma poltrona.

Cabine externa: igual a cabine acima, porém a única diferença é que ela possui uma janela (que não abre), mas já tem luz natural onde é possível observar o mar, ou a vista.

Cabine com varanda: o tamanho desta já é um pouco maior e nela além de ter as duas camas (ou casal), há um sofá cama que dorme bem uma só pessoa, porém é possível colocar a quarta pessoa também no mesmo sofá.

O espaço para malas também é pequeno, então não é interessante superlotar a cabine.

Suítes diversas:  as suítes são desde menores e confortáveis ou com hidromassagem no quarto ou suíte família com dois quartos ou até mesmo duplex.

Quem escolhe por serviços exclusivos, área VIP, as suítes são de tamanhos variados, porém elegantes podendo ser até do tamanho de um apartamento!

Dicas Exclusivas:

– Ao chegar no Porto de partida, sua mala será entregue a uma pessoa que já a encaminhará a sua cabine, por isso é sempre importante você imprimir e colocar em suas malas as etiquetas que a empresa do navio te fornece antecipadamente.

– O check in no porto é realizado através de senhas e grupos para que aos poucos vão entrando as pessoas no navio e pode ser que eles peçam um cartão de credito para que você dê uma garantia que as contas serão pagas.

– Quando fizer seu cruzeiro, tenha em mente que as malas chegam as cabines somente a tarde, portanto, é interessante levar uma mochila ou sacola de mão com sua roupa de banho, chinelo, protetor solar, troca de roupa para que possa aproveitar a piscina assim que chegar!

– Aproveite o horário que embarcar para comer algo no restaurante próximo a piscina, em geral é ele que estará aberto e depois explore todos os andares do navio para você já ir se familiarizando.

Os navios são imensos e ter essa ambientação é sempre bom!

– A moeda dentro do navio não é real, então, em seu planejamento, contemple estes gastos em outra moeda.

– O café da manhã no Brasil sempre tem muita gente no restaurante self service, então se não quiser encarar uma fila grande, vá ao restaurante a la carte e observe seu horário de funcionamento.

– Para o jantar, você pode escolher: comer no self service, ou no a la carte.  Se a opção for a la carte, existe em alguns navios, no cartão que é a chave da sua cabine, o horário da sua janta, o restaurante e o numero da sua mesa.

Alguns navios não têm essa informação, então você pode chegar e jantar desde que aguarde uma mesa ficar livre para você.  Se estiver em grupo maior, é interessante realizar a reserva da mesa.

– Sempre leia a programação que seu camareiro deixará no quarto, nela tem os espetáculos noturnos, shows, campeonatos, promoções e até mesmo horário dos restaurantes.

– Noites temáticas: uma noite que certamente haverá no navio será a ‘Noite do Capitão’, então leve uma roupa mais social pois todas as pessoas estarão mais ‘na estica’ esta noite.  Alguns navios têm outras noites temáticas, noite do branco, fantasia…

– O navio é enorme e a tendência a ter enjoo é mínima, mas cada organismo é de um jeito, portanto, dica que ajuda a combater o enjoo: comer maçã verde.  Só pedir no restaurante que eles te dão.

– Quando houver uma parada do navio, verifique na sua programação que horas chegara no lugar e principalmente que horas o navio sairá do Porto!

Não perca o navio e ficar ‘largado’ na parada, por favor!  Importante também é SEMPRE andar com sua chave, pois ela é sua identidade para entrar novamente no navio.

– O navio nem sempre consegue chegar perto do Porto de destino, então ele providencia barcos de apoio ou lanchas exclusivos para chegar até o destino.

– Idioma no navio:  a maioria não está em português, pode ser que esteja em inglês, mas será possível ‘se virar’.  Quando a viagem de navio é no Brasil, há muitos tripulantes do nosso país, mas quando é fora, há menos.  Portanto, é importante saber umas palavras e frases básicas para resolver suas necessidades na viagem.

– Segurança:  o navio é muito seguro!

– ‘Muvuca’:  no Brasil há muito nos restaurantes self service, nas jacuzzis, nas piscinas.  Fora do Brasil a tendência é ter uma política de boa vizinhança mais respeitável.

– Saída do Navio: na noite anterior a sua saída, você recebera uma identificação para saber o horário de sua saída do navio e também para colocar em sua mala e deverá deixá-la pronta até o horário estipulado pelo navio e para a fora da cabine.

Aproveite a sacola ou mochila que usaram na chegada para colocar os itens como pijama, escova de dentes, o que faltar colocar na mala uma vez que terá que dormir com ela para fora do quarto, pois os camareiros já levarão para a saída do navio para quando você desembarcar ela já estar lá.

– Pagamento da Conta: seu extrato de valores a pagar chegará também na noite anterior, se você já informou seu cartão na entrada do navio, então ele irá somente debitar o valor do seu cartão, mas se você quiser pagar com dinheiro, é só pegar a conta e ir até a recepção do navio na mesma noite anterior e fazer este pagamento.

Há navios que não realizam a solicitação do cartão no check in, é recomendável verificar como funciona o navio que você escolheu viajar, mas sempre fique atento a conta, se ela não chegar na noite anterior, vá atrás dela!

Espero que eu tenha ajudado a esclarecer o funcionamento de um navio e te desejo uma excelente experiência!

Lembre-se:

É sempre importante viajar com Seguro Viagem!  Clique aqui para fazer a cotação do seu!  Com o cupom MINHAVIAGEM5 você ganhará 5% de desconto!

Claudia Guidetti

Claudia Guidetti é produtora de conteúdo e idealizadora do projeto Minha Viagem que visa mostrar às pessoas que todos podem sim viajar, independente do tipo de viagem. Sua motivação é mostrar o lugar visitado às pessoas da forma mais real possível onde a audiência recebe na prática dicas de como se locomover, hospedagens, restaurantes e pontos turísticos. Quanto mais diferente melhor!

Artigo relacionados

Leave a Reply

Minha Viagem
by Clau Guidetti